quarta-feira, 4 de maio de 2011

ESCULTURAS VESTÍVEIS


SANDRA BACKLUND: A BELEZA DAS PEÇAS TRIDIMENSIONAIS ESCULTÓRICAS


Sandra Backlund é conhecida no mundo da moda pelas suas vanguardistas e conceptuais criações de "colagem em tricot" A designer sueca, formada pelo "Beckmans College of Design", de Estocolmo, em 2004, trabalha como uma escultora, sendo a maioria das suas peças produzidas à mão e com volumes inesperados, que impressionam pela beleza das formas tridimensionais. Backlund constrói manualmente verdadeiras "esculturas vestíveis" e faz experiências com diversos métodos e materiais, incluindo o algodão, a lã, o papel, e até mesmo o vidro, para criar peças impressionantes.





Sandra Backlund gosta de pensar a moda como uma forma de arte, mais do que uma indústria: Para mim, a moda é uma arte simples. Com o corpo humano como principal ponto de partida, improviso num manequim ou em mim mesma para conseguir novas formas e silhuetas que nunca poderia imaginar na minha mente. Não faço esboços, invento as peças quando as estou a criar. Trabalho com colagens tridimensionais, começo com uma parte, multiplico-a e assim continuo até que seja uma peça. Uma coisa leva à outra - diz
Sandra Backlund combina o seu lado criativo com o seu lado mais técnico. As colagens converteram-se no grande interesse da designer, que o traduz no seu trabalho com técnicas tradicionais e artesanais.


A sua colecção Primavera/Verão 2011 foi a primeira a ser produzida industrialmente, já que até então todas as peças eram confeccionadas por si, à mão.
O meu trabalho é muito pessoal. Improviso e permito-me perder o controlo e ver o que acontece se não me preocupar demais em fazer coisas práticas. Fascinam-me todas as formas de realçar, distorcer e transformar a silhueta com roupas e acessórios. O trabalho manual é muito importante, e um verdadeiro desafio. Interessam-me todos os processos de confecção tradicional e experimento inúmeros materiais e técnicas, mas a colagem tridimensional de tricot é a mais significativa - afirma.



A sua marca já está presente em Londres, Paris, Hong Kong, Roma, Florença, Montreal, Brescia, Antuérpia e Los Angeles, e é requisitada para editoriais das mais importantes revistas internacionais.

Que dizer mais?  É muito criativa e tem feito um trabalho profundamente artístico. Parabéns e continue Sandra Backlund! 

Adaptado da Newsletter publicada pela Associação da Moda Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário